REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS

FOCO E ESCOPO:

Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN.
Editada em formato eletrônico, a revista expressa o desejo de pesquisadores do grupo de promover a disseminação da produção científica de alunos de graduação, de pós-graduação e de docentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras, da área de Letras e de áreas correlatas. O objetivo da revista Diálogo das Letras é publicar textos originais e inéditos (que não tenham sido publicados em periódicos ou livros) resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, qualitativos e/ou quantitativos, vinculados à temática da produção e ensino do texto, observando uma articulação com as linhas de pesquisa Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto e Estudos de processos argumentativos, do GPET, e com a linha de pesquisa Texto, ensino e construção de sentidos, do Mestrado em Letras da UERN.
A Comissão Editorial da revista dedica grande esforço para contribuir com a valorização da produção do conhecimento no âmbito do curso de Letras do CAMEAM/UERN, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN e de demais instituições de ensino superior, e se coloca aberta ao DIÁLOGO com parceiros na produção e disseminação do conhecimento no universo acadêmico-científico.

POLÍTICAS DE SEÇÃO:

 A revista Diálogo das Letras publica textos sob a forma de artigos científicos e de resenhas, distribuídos em três seções, a saber:

1.    Artigos de alunos de graduação - destinada a aceitar artigos científicos (de 08 a 15 páginas) produzidos por alunos de graduação;
2.    Artigos de alunos de pós-graduação e de pesquisadores – destinada a publicar artigos científicos (de 10 a 20 páginas) produzidos por alunos de pós-graduação, professores universitários e demais pesquisadores.
3. Resenhas – destinada a receber resenhas (de 03 a 05 páginas), produzidas por pesquisadores mestres, doutorandos e doutores, de obras recentes (publicadas nos últimos 5 anos).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Todos os textos submetidos à revista Diálogo das Letras, desde que adequados à temática definida para cada número, serão avaliados por 02 pareceristas membros do Conselho Consultivo. Os trabalhos são avaliados pelo sistema duplo cego, isto é, garante-se o anonimato de autores e pareceristas. Os pareceristas podem indicar a publicação do texto na íntegra ou mediante ajustes, ou ainda rejeitar a publicação. Em caso de os pareceristas sugerirem modificações, a aceitação e publicação do texto fica condicionada ao atendimento pontual, em tempo hábil (em até 15 dias), pelo(s) autor(es), das modificações apontadas no(s) parecer(es). Quando houver discrepância no resultado avaliativo, caberá a um terceiro emitir parecer decisivo.

POLÍTICA EDITORIAL:

ü Faz parte da política editorial da revista Diálogo das Letras aceitar artigos redigidos não só em português, mas também em inglês, francês e espanhol.
ü Os critérios para a avaliação dos trabalhos são: ineditismo, coerência com a temática do número da revista, consistência teórico-metodológica, relevância para a área, pertinência da bibliografia, correção textual e gramatical e adequação a normas de apresentação de trabalhos acadêmicos.
ü Pesquisadores não vinculados a cursos de graduação e/ou de pós-graduação só poderão publicar na revista Diálogo das Letras quando apresentarem texto resultante de estudo/pesquisa desenvolvido em coautoria com alunos ou professores universitários.
ü Serão aceitos textos assinados por até, no máximo, 04 autores.
ü Cada autor ou coautor só poderá submeter um texto para cada número.
ü Originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.
ü Os textos deverão ser enviados obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa, em conformidade com o novo acordo ortográfico. A revisão dos mesmos ficará sob a responsabilidade do(s) proponente(s).
ü Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

RESPONSABILIDADE AUTORAL:

ü Os dados e conceitos emitidos nos textos submetidos à apreciação, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
ü Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras. Concordam ainda que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.


EQUIPE EDITORIAL

Comissão Editorial


Ananias Agostinho da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Crígina Cibelle Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Gilton Sampaio de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Ilderlandio Assis de Andrade Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Maria Edneide Ferreira de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Maria Leidiana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pedro Fernandes Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Wellington Vieira Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Conselho Editorial

Adail Sobral, Universidade Católica de Pelotas
Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados
Alessandra Cardozo de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Anderson Salvaterra Magalhães, Universidade Federal de Santa Maria
Aparecida Feola Sella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Carla Nunes Vieira Tavares, Universidade Federal de Uberlândia
Carlos Augusto Baptista Andrade, Universidade Cruzeiro do Sul
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, Universidade Potiguar
Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Cláudia Hilsdorf Rocha, Universidade Estadual de Campinas
Clécio Bunzen dos Santos Junior, Universidade Federal de São Paulo
Cleide Inês wittke, Universidade Federal de Pelotas
Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Constantin xypas, l'Université Catholique de l'Ouest, Angers
Grenissa Bonvino Stafuzza, Universidade Federal de Goiás
Guiomar Elena Ciapuscio, Universidade de Buenos Aires
Helder Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande
Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Universidade Federal de Pernambuco
Leonor Werneck dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Lílian de Oliveira Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco
Luciano Novaes Vidon, Universidade Federal do Espírito Santo
Marcel Lúcio Matias Ribeiro Saraiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Marcos Bagno, Universidade de Brasília
Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi, Universidade de Taubaté
Maria Auxiliadora Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande
Maria Cristina de Moraes Taffarello, Centro Universitário Padre Anchieta
Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, Universidade de São Paulo
Maria Medianeira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco
Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará
Neiva Maria Tebaldi Gomes, Centro Universitário Ritter dos Reis
Paulo de Tarso Galembeck, Universidade Estadual de Londrina
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá
Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina
Rosângela Maria Bessa Vidal, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Rosiane Silva Xypas, Universidade Federal de Campina Grande
Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Valdemir Miotello, Universidade Federal de São Carlos
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Universidade de São Paulo

CONTATO DA REVISTA:

Revista Diálogo das Letras – Sala do GPET
Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Rodovia BR 405, km. 153, Bairro Arizona
CEP. 59900-000 - Pau dos Ferros, RN

Contato principal:
Prof. Gilton Sampaio de Souza - Líder do GPET

Contato para suporte técnico:
Fabio Bentes


 NORMAS DE PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

       I – ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TODAS AS SEÇÕES:
  1. 1.1. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens direita e inferior.
     1.2 Fonte: Times new roman 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto. Para notas de rodapé, usar Times new roman 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,25 cm.
    1.3 Espaçamento entre linhas: 1,5 cm para todo o texto, com exceção da citação recuada para fora do corpo do texto, que deverá ter espaçamento simples.
    1.4 Citações: No corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times new roman 12. Maiores do que 03 linhas, fora do corpo do texto. Fonte: Times new roman 11, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda. Entre citação e partes do texto deve-se observar 01 espaço de 1,5 cm. 
    1.4.1 As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. A chamada é feita pelo sobrenome do autor, que pode ser em letras maiúsculas e minúsculas, sendo em letras maiúsculas, quando estiverem entre parênteses. Exemplos:

    Não é uma tarefa fácil estabelecer as associações, já que também não é fácil “definir quais os parâmetros que delimitam o conjunto das associações possíveis, embora se possa dizer com certeza que, nesses usos, os interlocutores compartilham um conhecimento dessas associações”. (NEVES, 2006, p. 108)

    Neves (2006, p. 212) afirma ainda que, “do ponto de vista formal, a anáfora associativa consiste na associação de dois elementos – um antecedente e um subsequente que tem natureza anafórica – ambos presentes no texto, seja na mesma frase [...], seja em frases diferentes [...].

     1.4.2 O uso de expressões latinas como ibid ou ibdemopus citatum ou op.cit em citações deve se dá apenas em notas de rodapé. No corpo do texto, deve-se repetir informações como nome do autor, data. 
    1.4.3 As supressões realizadas em citações devem ser indicadas pelo uso de reticências entre colchetes. Acréscimos de informações ou comentários em citações devem aparecer entre colchetes. Os destaques em negrito ou itálico, do autor do texto ou dos autores referendados, devem ser indicados com o uso de expressões como grifos do autor, grifos meu ou grifos nosso. Veja exemplo abaixo:

    Em Bakhtin (2006), compreendemos que o diálogo instaurado constitutivamente na enunciação associa-se também ao entrelaçar com outras enunciações. O enunciado, para ele, é propriamente um elo da cadeia muito complexa de outros tantos enunciados já ditos. Afirma ele que:

    Toda enunciação [entenda-se também o enunciado], por mais significativa e completa que seja, constitui apenas uma fração de uma corrente de comunicação ininterrupta [...]. A comunicação verbal entrelaça-se inextrincavelmente aos outros tipos de comunicação, e cresce com eles sobre o terreno comum da situação de produção. (BAKHTIN, 2006, p. 128, grifos do autor)

    1.5 Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente, observando o uso de fonte Times new roman10.

    II – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS

    2.1. Dos elementos pré-textuais
    2.1.1 Título: caixa alta, centralizado e negrito. Fonte: Times new roman 12. Deve constar versão do título em língua inglesa, na segunda linha após o título em português, seguindo essas mesmas orientações.
    2.1.2 Nome do(s) autor(es): devem constar na segunda linha após o título, alinhado(s) à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Indicação de informações sobre formação acadêmica e filiação institucional devem aparecer em nota de rodapé (fonte times new Roman, tamanho 10, espaço simples), conforme descrito abaixo:
    ·       Filiação institucional, por extenso, seguida de abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).
    ·       Titulação (apenas maior titulação) com o nome da instituição onde obteve o título, por extenso, seguida da abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).
    ·       Nome da cidade, do país e de um e-mail de contato (separados por vírgula).
    2,1.3  Resumo: deve vir uma linha abaixo do (s) nome (s) do (s) autor (es), escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra Resumo em caixa baixa e negrito, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, em itálico, justificado, de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 250. Fonte: Times new roman 10 para todo o resumo.
    Importante: sugere-se que os resumos enfoquem: temática, objetivos, pressupostos teóricos do trabalho, resultados obtidos e conclusões.
    2.1.4 Palavras-chave: em número de 03, na segunda linha após o resumo, na mesma língua do texto. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, negrito, primeira letra em maiúscula.Fonte: Times new roman10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula.
    2.1.5 O autor deverá incluir também um resumo em língua estrangeira (Inglês) acompanhado de suas respectivas palavras-chave. A formatação deve seguir as mesmas diretrizes expressas no ponto 2.1.3 e no ponto 2.1.4. No caso de textos redigidos em língua estrangeira, o resumo deverá ser obrigatoriamente em língua portuguesa.
     2.2 Dos elementos textuais
    Os artigos científicos devem apresentar uma estrutura que contemple, de modo geral, as seguintes partes: introdução, fundamentação teórico-metodológica, análises, resultados, conclusões.
    2.2.1 Seções do texto – títulos - Fonte: Times new roman 12, em negrito, com caixa alta somente na primeira letra da primeira palavra, sem afastamento da margem, em numeração arábica (não se coloca ponto após o numeral; apenas o afastamento com um toque) e separado da parte textual por um espaço de 1,5 cm.
    2.2.2 Seções do texto – subtítulos (quando for o caso) - Fonte: Times new roman 12, semnegrito, com caixa alta somente na primeira letra da primeira palavra, sem afastamento da margem, em numeração arábica (não se coloca ponto após o numeral; apenas o afastamento com um toque) e separado da parte textual por um espaço de 1,5 cm.
    2.3 Dos elementos pós-textuais
    2.3.1 Referências: todas as referências citadas no corpo do texto deverão ser apresentadas na lista de Referências apresentadas na parte final do texto. (Ver Notas sobre Referências)
    2.3.2 Anexos: devem ser inseridos após as Referências, observando as diretrizes de formatação estabelecidas para as demais partes do texto. (Recomenda-se evitar o uso de anexos, sempre que possível).
    III – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA RESENHAS
    3.1 Dos elementos composicionais:
    3.1.1 Referência da obra resenhada - seguindo as normas da ABNT e conforme Notas sobre referências apresentadas abaixo.
    3.1.2 Título da resenha: caixa alta, centralizado e negrito, na segunda linha abaixo da referência da obra resenhada. Fonte: Times new Roman, tamanho 12.
    3.1.3 Nome do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, alinhado(s) à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Indicação de informações sobre formação acadêmica e filiação institucional devem aparecer em nota de rodapé (fonte times new Roman, tamanho 10, espaço simples), conforme descrito abaixo:
    ·       Filiação institucional, por extenso, seguida de abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).
    ·       Titulação (apenas maior titulação) com o nome da instituição onde obteve o título, por extenso, seguida da abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).
    ·       Nome da cidade, do país e de um e-mail de contato (separados por vírgula).
    3.1.4 Corpo da resenha – Iniciar duas linhas abaixo do (s) nome (s) do (s) autor (es).
    3.1.5 Referências - se houver, relacionar apenas aquelas realmente citadas na resenha. (Ver Notas sobre Referências)
    3.1.6 Anexos – recomenda-se o uso apenas em casos extremamente necessários.
    NOTAS SOBRE REFERÊNCIAS:
    A palavra Referências com inicial minúscula, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.
    OBS: As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples com 6 pt antes e 0 pt depois entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de letra a, b e c, ...
    1 Livro:
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data.
    BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
    2 Capítulo de livro:
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas).

    MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Org.) Gêneros textuais e ensino.Rio de Janeiro: Lucerna. 2002, p.19-36.
    3. Trabalho publicado em anais de eventos:
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em caixa alta), numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização. Título da publicação (em negrito). Local de publicação (cidade): Editora, data, página inicial e página final da parte referenciada.
    MARTINS, M. S. C. Avanços e retrocessos nas propostas para o ensino da língua portuguesa: a didatização dos gêneros do discurso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5, 2009, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UFRS, 2009, p. 45-62. 
    4 Partes de publicações periódicas
    4.1 Artigo de periódico: 
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e/ou ano, número do periódico, página inicial e final do artigo, data de publicação.
    BOCH, F; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n.11, p. 97-108, 2002.
    4.2 Artigo de jornal:
    SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.
    NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
    5 Monografia, dissertação e tese:
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Grau e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, local e data da defesa.

    SOUZA, G. S. de. O Nordeste na mídia: um (des)encontro de sentidos. 2003. 398 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2003.
    6 Texto em meio eletrônico:
    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do texto. Endereço de publicação e data do acesso (Não se usa a preposição de entre dia e mês e nem entre mês e ano. Deve-se colocar o mês sob a forma abreviada, seguido de ponto final)
    LUCCHESI, D. Racismo linguístico ou ensino pluralista e cidadão? Disponível em: <http://www.abralin.org/noticia/Dante.pdf.> Acesso em: 15 dez. 2011.
    IMPORTANTE: para outros modelos de referências, devem-se seguir orientações da ABNT (NBR 6023: 2002).

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